domingo, 11 de novembro de 2012

Com recorde de participantes, COB leva para Cuiabá maior edição das OEs


EVENTO SERÁ REALIZADO ENTRE 25 DE NOVEMBRO E 8 DE DEZEMBRO COM A PARTICIPAÇÃO DE CERCA DE 4 MIL ATLETAS



O futuro do esporte brasileiro se encontrará em Cuiabá (MT), entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, para a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos. Cerca de seis mil atletas, treinadores, árbitros e voluntários, entre outros, estarão envolvidos com o evento. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participam da competição. Somente entre atletas, quase quatro mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã se reunirão para o evento que une esporte, educação e cultura.
Além das disputas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), os alunos/atletas terão uma intensa programação de atividades paralelas, com destaque para a presença de ídolos do esporte olímpico nacional, que atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte nacional.
Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares completam em 2012 seu segundo ciclo olímpico consolidadas como a mais importante competição escolar do Brasil. A cada edição, o evento abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional. "Vamos para Cuiabá satisfeitos com o evento que construímos. Desde que assumimos este projeto em 2005, as Olimpíadas Escolares cresceram de forma bastante consistente. O evento chega agora a região Centro-Oeste com um recorde de participantes e diversas ações educativas e culturais. Hoje, as Olimpíadas Escolares estão consolidadas como referência internacional e possuem a missão de inserir socialmente os jovens através do esporte. Devido ao sucesso e a abrangência do projeto, conseguimos ainda contribuir para a detecção de talentos par a o esporte de alto rendimento do país", comentou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do COB.
Maior evento de esporte estudantil do país, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação. Além destes, atletas de handebol, futebol feminino e basquete deram seus primeiros passos esportivos nas Olimpíadas Escolares.
A edição de Cuiabá das Olimpíadas Escolares marcará a estreia de uma das modalidades que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: o vôlei de praia. "O vôlei de praia tem muita identificação com a juventude, por isso não poderia ficar de fora da maior competição escolar do país. Temos potencial para difundir ainda mais a modalidade entre os jovens e criar uma base de promissores talentos para brilharem em competições internacionais no futuro. As inscrições para a etapa nacional foram muito satisfatórias. Teremos 20 duplas no feminino e 24 no masculino", destacou Edgar Hubner.
Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário